data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Francisco Seixas dos Santos, 84 anos, se dedicou ao trabalho rural no interior de São Sepé, onde nasceu, durante toda a vida. Tinha como marca principal o amor pela cultura e tradição gaúchas. Além disso, ele gostava dos animais, de contar piadas e da família reunida em datas especiais.
- Ele era um pai presente. Sempre foi muito carinhoso e atencioso com os filhos. Quando um de nós não conseguia participar de algum encontro familiar por conta do trabalho, ele reclamava. Gostava de todos juntos - lembra a filha Lenir dos Santos Vargas.
Francisco se casou com Eloí Silva dos Santos, 84 anos, em 18 de junho de 1956. Da união de 63 anos, nasceram 10 filhos: Vanderlei (falecido), Irete (falecida), Lenir, Marlene, Valdenir, Marli, Valdecir, Irana (falecida), Mara Simone e Fábio André. O casal teve, também, 22 netos e 12 bisnetos.
- Ele criou os 10 filhos e ainda dois netos, sempre com muita dedicação - diz a filha.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: arquivo pessoal
Em 1996, Francisco se mudou para Santa Maria, onde a mulher e parte da família permanecem até hoje. A casa onde morava está sendo cuidada por um dos grandes amigos, João Rodrigo de Carvalho, 45 anos, que hoje é responsável pelos seis gatos e quatro cães que eram companheiros de Francisco.
- Conheci ele por meio da Marlene, filha dele. Vou guardar só lembranças boas. Era um homem muito alegre, feliz e divertido. Adorava uma piada - salienta o amigo.
Francisco Seixas dos Santos morreu em 8 de setembro, depois de 10 anos de tratamento no Hospital Universitário de Santa Maria contra um câncer de próstata. Ele foi sepultado, no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal.